segunda-feira, 13 de julho de 2009

DIA INTERNACIONAL DO ROCK

No dia 13 de Julho de 1985 o músico Bob Geldof trouxe ao mundo o Live Aid, festival realizado na Inglaterra e nos EUA com o objetivo de angariar fundos para as vítimas da fome na Etiópia.

Mas a história do Live Aid começa um pouco antes, quando o tresloucado Geldof viu na TV - sempre ela - uma matéria sobre a fome na Etiópia. Reuniu-se à nata do mainstream britânico para formar a banda Band Aid, que compôs e lançou o single "Do They Know It´s Christmas?" em Novembro/Dezembro de 1984. O single chegou ao topo das paradas tornando-se o mais vendido da história no Reino Unido.

A ideia inspirou o saudoso Michael Jackson que fez, então, o aclamado "We Are The World", alcançando estrondoso sucesso no mundo todo, contudo, explorando um elenco mais pop.

A realização do milionário single e do festival Live Aid, que contou com a participação de um elenco de astros, incluindo, Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Phil Collins, Santana, Madonna, Tina Turner, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, BB King, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, entre outros.
A festa foi a maior reunião de estrelas do rock que o mundo já viu e, além de ser proveitosa pela ação de caridade, acabou por institucionalizar o dia 13 de Julho como dia internacional do rock!

Pra quem não sabe, Bob Geldof, além de ter tido a inspiração embrionária para o dia rock, atuou no filme de Alan Parker, "The Wall" com a trilha e o tema do Pink Floyd. E porque não comemorar o dia do rock, revendo esse clássico da psicodelia em película?

Lembrando sempre que: "Rock and Roll Ain´t Noise Pollution" e que "For Those About To Rock, We Salute You", Panacea Musicalis deseja a todos um feliz dia do rock!

2 comentários:

Maldita Futebol Clube disse...

Ricardo responde lá no blog: qual o som do seu coração? abs, leandro

Joaquim Martins Cutrim disse...

Meus blogs de áudio são pemanentemente atualizados, amigo. E obrigado pelo elogio. Joaquim M. Cutrim, joaquim777@gmail.com (http://joaquimcutrimblogs.blogspot.com) Abraços.